Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é André Eduardo Ventorini. Sou professor de matemática com especialização em informática. Atualmente sou mestrando da UFSM em Educação Matemática. Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. (Leonardo da Vinci)

Projeto UCA

UCA - Minhas anotações


PROJETO UCA NO COSTA E SILVA
Pessoal, o Projeto UCA aterrisou com muita força e expectativa em nossa Escola. Está sendo muito interessante o processo inicial, onde professores e alunos entraram em contato com o netbook e com os Objetos de Aprendizagens nele contidos. As primeiras impressões nos fazem perceber que temos muito ainda a aprender e que temos que destinar um tempo bastante grande para a sua implementação.
Bem pessoal, por enquanto é isso. Grande abraço.


PROJETO UCA NO COSTA E SILVA
Olá Pessoal.
Estou ha 3 meses aplicando o Projeto UCA em minha escola com os anos finais. Os alunos estão adorando. Minha maior dificuldade está em achar aplicativos para trabalhar em sala de aula. Muitas vezes não encontro o aplicativo adequado a meu conteúdo. Isso requer muito tempo, muita pesquisa. Essa é uma das principais dificuldades que estou encontrando. Estimo que seria necessário 4 hs semanas exclusivas para procurar sites e aplicativos para trabalhar o conteúdo que está sendo ministrado. Outro ponto importante é a questão dos blogs. Uso meu blog para interagir com os alunos. O blog atualmnte está servindo para postar atividades, trabalhos e uma enquete. Ele é uma boa ferramenta, mas acho muito limitado. Já estou procurando um ambiente colaborativo para aprimorar e melhorar minhas aulas através do UCA.
Grande abraço a todos.

UCA NO VALE DOS SINOS
Oi Pessoal, tudo bom?
Conheci o Professor Daniel que coordena o UCA na região do Vale dos Sinos. Estou deixando aqui o link (http://ucanovale.tumblr.com/) para podermos verificar o que as Escolas de lá estão fazendo com o UCA. Grande abraço à todos.

PROJETO COM OS ALUNOS
Estou pensando em fazer um projeto com os alunos das 8 séries na planilha. Estou pensando em propor à eles a produção de uma "página" dentro da planilha para resolver cálculos dos conteúdos de Pitágoras, Talles e Trigonometria. Ainda é embrionário o projeto, mas acho que vai valer a pena. Abraços.

INOVAR
Maristela, gostei muito da citação que diz:
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores". Jean Piaget".
Ela vai encontro de várias colocações dos colegas quando eles falam sobre inovar e vencer desafios. Se não somos capazes de ousar e de experimentar o diferente, sempre iremos fazer as mesmas coisas ou então imitar alguém que fez o diferente. Digo isso pensando na possibilidade que temos de aprimorar e experimentar novas dinâmicas com um outro ambiente de aprendizagem, onde possamos interagir muito mais com os alunos. Falo dos ambientes colaborativos de aprendizagens: moodle, pbworks entre outros. Creio que com o auxílio deles, novos horizontes se abrirão e novas e motivadoras experiências vivenciaremos. falta ainda buscá-las. Grande abraço a todos.

WEBQUEST
Olá pessoal!
Elaborei a minha primeira webquest, achei fantástico. Introduzi o conteúdo de Equações do 2º Grau para as 8ª séries. Vou aplicar em sala de aula, estou bastante motivado, espero que tudo dê certo. Meu blog também entrou neste processo. Dá-lhe UCA. Vocês podem conferir na lista dos meus sites cujo título é "meu webquest"
Clique aqui para ver a webquest


MAPA CONCEITUAL
Oi!
Tivemos na nossa formação uma ótima aula sobre Mapa Conceitual. Foi muito legal. Este mapa foi produzido coletivamente pelos professores integrantes do grupo que estudou o texto: Fazer Perguntas.

ATIVIDADE REFERENTE AOS PEDAGOGOS - MÓDULO 3 ATIVIDADE 1.2

JEAN PIAGET

- Biólogo que pôs aprendizagem no microscópio;

- Educação de crianças. Processo do conhecimento humano;

- A grande concepção era estudar o raciocínio lógico matemático dependendo da estrutura do conhecimento da criança;

- Suas descobertas tiveram grande impacto na pedagogia, possibilitando uma transmissão de conhecimentos e uma possibilidade limitada, onde a aprendizagem é construída pelo próprio aluno. "O professor não deve pensar o que a criança é, mas o que ela pode se tornar"

- Propôs 4 estágios de aprendizagem:
1) sensório motor (até 2 anos).A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
2) pré-operatório-domínio da linguagem (2 a 7 anos)
3) estágio das operações concretas(7 aos 11 anos);
4) operações formais-pensamento lógico e dedutivo (acima de 12 anos)

- A obra de Piaget leva a conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto a transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno.

SCRATCH


Ha um bom tempo venho me perguntando sobre as reais melhorias da aprendizagem dos alunos através do Projeto UCA.
Avançamos enquanto escola em muitas frentes. Através da nossa formação, passamos a dominar algumas ferramentas que nos proporcionam recursos para essa melhoria, tais como: Google Docs, atividades em blogs, aplicação de softwares educacionais, entre outros. Porém, acredito que o Projeto UCA possa ser ainda mais eficaz no momento em que o aluno começar a construir o conhecimento através dessas ferramentas. Criatividade, investigação e raciocínio lógico devem sempre pautar nossas atividades enquanto professores.
O SCRATCH contém todas essas primícias. Este software de programação desenvolve a capacidade de imaginação e criação, induz ao raciocínio lógico e estimula o processo investigativo.  Trabalhar com os alunos os conteúdos das disciplinas através do SCRATCH é um passo importantíssimo para a consolidação deste Projeto e o fortalecimento da aprendizagem em nossa escola.